A 93 anos do assassinato de Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht


Este artigo é parte de um livro pouco conhecido chamado “Political Profiles” onde Trotsky traça os perfis dos principais dirigentes da II e III Internacionais.

Sofremos duas derrotas pesadas de uma só vez, que se fundem em um luto enorme.Dois líderes de nossas fileiras foram derrubados, cujos nomes serão para sempre inscritos no grande livro da revolução proletária: Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo. Eles pereceram. Eles foram assassinados.Eles já não estão entre nós!

O nome de Karl Liebknecht, embora já conhecido, imediatamente ganhou importância em todo o mundo desde os primeiros meses da horrível carnificina europeia.Ele soou como o nome da honra revolucionária, como uma promessa da vitória por vir.Naquelas primeiras semanas, quando o militarismo alemão celebrou sua primeira orgia e festejou seus primeiros triunfos demoníacos; nessas semanas, quando as forças alemãs invadiram a Bélgica arrasando os fortes belgas como casas de papelão; quando o canhão 420 milímetros alemão parecia ameaçar escravizar e dobrar todos os povos daEuropa perante Wilhelm; naqueles dias e semanas, quando os chefes alemães da social-democracia chefiada por Scheidemann e Ebert seu joelho dobraram seus patrióticos joelhos perante o militarismo alemão para o qual tudo, pelo menos ao que parecia, iria submeter-se - tanto o mundo exterior (Bélgica e o norte da França ocupados pelos alemães) e o mundo doméstico (não só o aristocrata alemão, não só a burguesia alemã, não só o chauvinista de classe média, mas também o partido oficialmente reconhecido da classe operária alemã); naqueles dias negros, terríveis e obscenos irrompeu na Alemanha uma voz rebelde de protesto, de raiva e imprecação; esta era a voz de Karl Liebknecht.E ressoou por todo o mundo!

Na França, onde o humor das massas encontrou-se, em seguida, sob o tacão do massacre alemão; onde o partido no poder dos social-patriotas franceses declarou ao proletariado a necessidade, não de lutar pela vida, mas até a morte (e de que outra forma quando todo o “povo” da Alemanha está ávido por se apossar de Paris!); mesmo na França a voz sóbria de Liebknecht soou, explodindo as barricadas de mentiras, calúnias e pânico. Podia ser percebido que Liebknecht sozinho refletia as massas sufocadas.

Na verdade, porém, mesmo então ele não estava sozinho, pois se postou ao lado dele desde o primeiro dia da guerra, a corajosa, firme e heróica Rosa Luxemburgo.A ilegalidade do parlamentarismo burguês alemão não lhe deu a possibilidade de lançar seu protesto da tribuna do Parlamento, como Liebknecht fez e, assim, ela foi menos ouvida.Mas sua parte no despertar dos melhores elementos da classe operária alemã de nenhuma maneira foi menor do que a de seu companheiro na luta e na morte, Karl Liebknecht.Estes dois lutadores de naturezas tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximos complementavam-se, marchando inflexíveis em direção a um objetivo comum, encontraram a morte juntos e entraram para a história lado a lado.

Karl Liebknecht representava a personificação genuína e acabada de um revolucionário intransigente.Nos últimos dias e meses de sua vida foram criadas em torno dele inúmeras lendas: algumas sem sentido e prejudiciais na imprensa burguesa, outras heróicas nos lábios das massas trabalhadoras.

Em sua vida privada Karl Liebknecht foi, na verdade, apenas o símbolo de simplicidade, bondade e fraternidade.Eu o encontrei pela primeira vez há mais de 15 anos.Ele era um homem charmoso, atencioso e simpático.Pode-se dizer que uma ternura quase feminina, no melhor sentido desta palavra, era típica do seu caráter.E lado a lado com esta ternura feminina foi distinguido pelo coração excepcional de uma vontade revolucionária capaz de lutar até a última gota de sangue em nome do que ele considerava ser certo e verdadeiro.Sua independência espiritual apareceu já em sua juventude, quando ele aventurou-se mais de uma vez para defender sua opinião contra a autoridade incontestável de Bebel.Seu trabalho entre os jovens e sua luta contra a máquina militar dos Hohenzollern foi marcado por uma grande coragem.Finalmente ele descobriu sua capacidade plena, quando levantou sua voz contra a cerrada burguesia belicista e a social-democracia traiçoeira no Reichstag alemão, onde toda a atmosfera estava saturada de miasmas de chauvinismo.Ele descobriu a medida plena de sua personalidade como soldado quando levantou a bandeira da insurreição aberta contra a burguesia e seu militarismo na Praça Potsdam de Berlim.Liebknecht foi preso.

Prisão e trabalhos forçados não quebraram seu espírito.Ele esperou em sua cela e previu com certeza.Libertado pela revolução de novembro de 1918, Liebknecht mais uma vez estava à frente dos melhores e mais determinada elementos da classe operária alemã. Espártaco entrou para as fileiras do Espartaquistas e pereceu com sua bandeira em suas mãos.

O nome de Rosa Luxemburgo é menos conhecido em outros países do que o é para nós, na Rússia.Mas pode-se dizer com toda a certeza que ela não era, de modo algum, uma figura menor do que Karl Liebknecht.Baixa, frágil, doente, com um traço de nobreza em seu rosto, olhos lindos e uma mente brilhante, ela atingiu a todos com a bravura de seu pensamento. Ela dominava o método marxista como os órgãos de seu corpo.Pode-se dizer que o marxismo corria em sua corrente sanguínea.

Eu disse que esses dois líderes, tão diferentes em sua natureza, complementavam-se. Gostaria de enfatizar e explicar isso.Se a intransigência revolucionária de Liebknecht foi caracterizada por uma ternura feminina nos seus caminhos pessoais, então esta mulher frágil foi caracterizada por uma força masculina do pensamento. Ferdinand Lassalle, uma vez falou da força física do pensamento, do poder de comando de sua tensão quando ele aparentemente supera obstáculos materiais em seu caminho. Esta era a impressão exata ao conversar com Rosa, ao ler seus artigos ou ao ouvi-la quando ela falava da tribuna contra seus inimigos.E ela tinha muitos inimigos!Eu me lembro como, em um congresso em Jena, se não me engano, com a voz alta, afiada como um fio, cortava os protestos selvagens de oportunistas da Baviera, Baden e outros lugares.Como a odiavam!E como ela os desprezava! De porte pequeno e frágil, ela agigantou-se no palco do congresso como a personificação da revolução proletária.Pela força de sua lógica e o poder de seu sarcasmo, ela silenciou seus adversários mais declarados.Rosa sabia como odiar os inimigos do proletariado e por isso ela sabia como despertar seu ódio por ela.Ela havia sido identificada por eles desde o início.

Desde o primeiro dia, ou melhor, desde a primeira hora da guerra, Rosa Luxemburgo lançou uma campanha contra o chauvinismo, contra a lascívia patriota, contra as vacilações de Kautsky e Haase e contra a falta de firmeza dos centristas, pela independência revolucionária do proletariado; pelointernacionalismo e pela revolução proletária.

Sim, eles complementavam um ao outro!

Pela força do poder de seu pensamento teórico e sua capacidade de generalizar Rosa Luxemburgo estava acima não apenas seus oponentes, mas também de seus companheiros.Ela era uma mulher de gênio.Seu estilo, tenso, preciso, brilhante e impiedoso, permanecerá para sempre um espelho verdadeiro de seu pensamento.

Liebknecht não era um teórico.Ele era um homem de ação direta.Impulsivo e apaixonado pela natureza, ele possuía uma intuição política excepcional, uma fina consciência das massas e da situação e, finalmente, uma coragem inigualável de iniciativa revolucionária.

Uma análise da situação interna e internacional em que a Alemanha se viu após 09 de novembro de 1918, bem como um prognóstico revolucionário podia e devia ser esperada, em primeiro lugar, de Rosa Luxemburgo.A convocação para a ação imediata e, em um dado momento, a insurreição armada muito provavelmente vieram de Liebknecht.Eles, estes dois lutadores, não poderiam ter complementado melhor um ao outro.

Mal Luxemburgo e Liebknecht deixaram a prisão quando, lado a lado, este incansável revolucionário e esta intransigente revolucionária juntaram-se à frente dos melhores elementos da classe operária alemã para enfrentar as novas batalhas e provações darevolução proletária.E nos primeiros passos ao longo desta estrada um golpe traiçoeiro atingiu-os no mesmo dia.

A reação não poderia ter escolhido vítimas mais ilustres para se firmar. Que golpe certeiro! E pequeno espanto!Reação e revolução conheciam-se bem, pois neste caso a reação estava personificada na forma dos antigos dirigentes do antigo partido da classe operária, Scheidemann e Ebert cujos nomes serão para sempre inscritos no livro negro da história como os nomes vergonhososde principais organizadores deste assassinato traiçoeiro.

É verdade que recebemos o relatório oficial alemão que retrata o assassinato de Liebknecht e Rosa Luxemburgo como um "mal-entendido" de rua ocasionado possivelmente por uma vigilância insuficiente frente a uma multidão frenética.

Uma investigação judicial foi organizada para esse fim.Mas você e eu sabemos muito bem como a reação se porta em relação a este tipo de indignação espontânea contra líderes revolucionários. Lembramo-nos muito bem dos dias de julho que vivemos entre os muros de Petrogrado, lembramos muito bem de como as Centúrias Negras, convocadas por Kerensky eTsereteli para a luta contra os bolcheviques, sistematicamente aterrorizavam os trabalhadores, massacravam seus líderes e atacavam os trabalhadores nas ruas.O nome do trabalhador Voinov, morto no decurso de um "mal entendido" será lembrado pela maioria de vocês.Se nós salvamos Lênin naquele tempo, foi só porque ele não caiu nas mãos das frenéticas Centúrias Negras.Naquela época havia pessoas bem-intencionadas entre os mencheviques e os social-revolucionários que estavam perturbados pelo fato de que Lênin e Zinoviev, que foram acusados ​​de serem espiões alemães, não apareceram no tribunal para refutar as calúnias.Eles foram particularmente responsabilizados por isto.Mas a qual tribunal? Àquele tribunal ao longo da estrada pela qual Lênin seria obrigado a "fugir", como foi Liebknecht, e se Lênin fosse baleado ou esfaqueado, o relatório oficial de Kerensky e Tsereteli afirmaria que o líder dos bolcheviques foi morto pela guarda, enquantotentava escapar.Não, após a experiência terrível de Berlim, temos dez vezes mais razões para estar satisfeito que Lênin não se apresentasse para o falso julgamento e ainda mais para a violência sem julgamento.

Mas Rosa e Karl não se esconderam. A mão do inimigo agarrou-os com firmeza.E essa mão segurou-os firmemente. Que golpe!Que tristeza!E que traição!Os melhores líderes do Partido Comunista Alemão - nossos grandes companheiros - não estão mais entre os vivos. E seus assassinos postam-se sob a bandeira do partido Social-Democrata que tem a desfaçatez de reclamar seu direito de nascença de ninguém menos que Karl Marx!Que perversão! Que escárnio! Apenas pensem, camaradas, que o "marxista" partido social-democrata alemão, líder da classe operária desde os primeiros dias da guerra, que apoiou o desenfreado militarismo alemão nos dias da invasão da Bélgica e do norte da França; aquele mesmo partido que entregou a Revolução de Outubro ao militarismo alemão durante a paz de Brest, é o partido cujos líderes, Scheidemann e Ebert, agora organizam centúrias negras para assassinar os heróis da Internacional, Karl Liebknecht eRosa Luxemburgo!

Que perversão histórica monstruosa!Olhando através dos tempos você pode encontrar certo paralelo com o destino histórico do cristianismo.O ensinamento evangélico dos escravos, pescadores, trabalhadores, dos oprimidos e de todos aqueles esmagados pela sociedade escravagista, esta doutrina dos pobres que surgiu historicamente foi então aproveitada pelos donos da riqueza, os reis, aristocratas, arcebispos, usurários,patriarcas, os banqueiros e o Papa de Roma, e tornou-se uma cobertura para seus crimes. Não, não há dúvida, no entanto, de que entre o ensino do cristianismo primitivo, da forma que surgiu na consciência dos plebeus, e o catolicismo oficial ou ortodoxo, não existe o abismo que há entre a doutrina de Marx, que é a essência do pensamento e vontade revolucionários e as desprezíveis sobras de idéias burguesas das quais os Scheidemann e Eberts de todos os países vivem e vendem.Por intermédio dos líderes da social-democracia a burguesia fez uma tentativa de saquear os bens espirituais do proletariado e de encobrir seu banditismo com a bandeira do marxismo.Mas se deve esperar, camaradas, que este crime imundo seja o último a ser cobrado dos Scheidemann e dos Eberts.O proletariado da Alemanha sofreu um grande golpe pelas mãos daqueles que foram colocadas à sua frente, mas esse fato não passará despercebido.O sangue de Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo clama.Esse sangue forçará as calçadas de Berlim e as pedras da mesma Praça Potsdam na qual Liebknecht levantou a bandeira da insurreição contra a guerra e o capital a falarem.E um dia, mais cedo ou mais tarde, serão erguidas barricadas com as pedras das ruas de Berlim contra os servis funcionários e cães de guarda da burguesia, contra os Scheidemann e os Eberts!

Em Berlim, os açougueiros esmagaram o movimento espartaquista: os comunistas alemães. Eles mataram os dois melhores inspiradores deste movimento e hoje estão talvez comemorando uma vitória.Mas não há vitória real aqui, porque não houve ainda um combate aberto e completo; lá ainda não houve um levante do proletariado alemão pela conquista do poder político.Houve apenas um poderoso reconhecimento, uma missão de inteligência profunda sobre a disposição do campo inimigo. O reconhecimento precede o conflito, mas ainda não é o próprio conflito.Esta minuciosa aferição foi necessária para o proletariado alemão como foi necessário para nós nos dias de Julho.

A desgraça é que dois dos melhores comandantes caíram na expedição de reconhecimento. Esta é uma perda cruel, mas não é uma derrota.A batalha ainda está à frente.

O significado do que está acontecendo na Alemanha será mais bem compreendido se olharmos para trás em nossa própria história. Todos se lembram do curso dos acontecimentos e sua lógica interna.No final de fevereiro, as massas populares destruíram o trono czarista.Nas primeiras semanas a sensação era como se a principal tarefa já tivesse sido realizada.Novos líderes dos partidos da oposição que nunca tinham exercido o poder aproveitaram-se do início da relação ou “meia-relação” de confiança das massas populares.Mas essa confiança logo começou a desaparecer.Petrogrado viu-se na cabeça da segunda etapa da revolução como, aliás, tinha que ser.Em julho, como em fevereiro, foi a vanguarda da revolução, que tinha ido muito mais longe.Mas esta vanguarda que convocou as massas populares para a luta aberta contra a burguesia e os conciliadores pagou um preço pesado pelo profundo reconhecimento de terreno realizado.

Nas Jornadas de Julho, a vanguarda de Petrogrado rompeu com o governo de Kerensky.Esta ainda não era uma insurreição como a realizada em outubro.Esta foi um choque de vanguarda, cujo sentido histórico as grandes massas nas províncias ainda não avaliavam. Nesta colisão os operários de Petrogrado revelaram antes as massas populares não só da Rússia, mas de todos os países que, por trás de Kerensky não havia exército independente, e que as forças que se situavam atrás dele eram as forças da burguesia, o guarda branco, o contrarrevolucionário.

Então, em julho, nós sofremos uma derrota.O camarada Lênin teve de se esconder.Alguns de nós caímos na prisão.Nossos jornais foram banidos.O Soviete de Petrogrado foi reprimido. As gráficas do partido e dos Sovietes foram destruídas, em todos os lugares as Centúrias Negras reinavam.Em outras palavras, ocorreu o mesmo do que acontece agora nas ruas de Berlim.No entanto nenhum dos genuínos revolucionários tinha naquela época qualquer sombra de dúvida de que os dias de julho foram apenas o prelúdio para o nosso triunfo.

Uma situação similar também se desenvolveu nos últimos dias na Alemanha. Da mesma forma que Petrogrado, Berlim saiu à frente do resto das massas; da mesma forma que nós, todos os inimigos do proletariado alemão uivavam: "não podemos ficar sob a ditadura de Berlim”; A Berlim espartaquista está isolada, é preciso chamar umaAssembléia Constituinte e movê-la da Berlim vermelha - depravada pela propaganda de Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo - para uma cidade mais saudável na Alemanha. "Tudo o que nossos inimigos fizeram para nós, toda a agitação que todos os mal-intencionados e as calúnias vis que ouvimos aqui, tudo isso foi traduzido para o alemão e se espalhou pela Alemanha afora e dirigido contra o proletariado de Berlim e os seus dirigentes, Liebknecht e Rosa Luxemburgo. Com certeza a missão de inteligência contra o proletariado de Berlim desenvolveu-se de forma mais ampla e profunda do que conosco em julho, e por isso as vítimas e as perdas são mais consideráveis.Mas isto pode ser explicado pelo fato de que os alemães estavam fazendo a história que nós já tínhamos feito; seus aparatos burgueses e militares tinham absorvido a nossa experiência de julho e outubro.E o mais importante, as relações de classe por lá são incomparavelmente mais definidas do que aqui; as classes possuidoras incomparavelmente mais sólidas, mais espertas, mais ativas e, portanto, também mais impiedosas.

Camaradas, aqui não se passaram quatro meses entre a revolução de Fevereiro e os dias de Julho; o proletariado de Petrogrado precisava de um quarto de ano, a fim de sentir a necessidade irresistível de sair às ruas para balançarem as colunas sobre as quais o templo do Estado de Kerensky e Tsereteli repousava.Após a derrota dos dias de julho, mais uma vez quatro meses se passaram durante os quais o batalhão pesado de reserva das províncias alinharam-se com Petrogrado e conseguimos, com a certeza da vitória, declarar uma ofensiva direta contra os bastiões da propriedade privada em outubro1917.

Na Alemanha, onde a primeira revolução que derrubou a monarquia ocorreu apenas no início de novembro, os nossos dias de julho já estão a ter lugar no início de janeiro.Isso não significa que o proletariado alemão está vivendo sua revolução de acordo com um calendário encurtado? Onde precisávamos de quatro meses ele precisa de dois.E esperemos que este cronograma seja mantido.Talvez entre os “dias de julho” alemão e o outubro alemão não passem quatro meses como aconteceu conosco, mas possivelmente menos de dois meses serão suficientes ou até menos.Mas, qualquer que seja o desenvolvimento, uma só coisa é indiscutível: os tiros que acertaram as costas de Karl Liebknecht ressoaram com um poderoso eco em toda a Alemanha.E esse eco tocou uma nota de funeral nos ouvidos dos Scheidemann e dos Eberts, tanto na Alemanha como em outros lugares.

Até então entoamos um réquiem para Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo.Os dirigentes estão mortos.Nunca mais os veremos vivos.Mas, camaradas, quantos de vocês viram-nos vivos em algum momento?Uma pequena minoria.E ainda assim durante estes últimos meses e anos Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo têm vivido constantemente entre nós.Em reuniões e em congressos vocês elegem Karl Liebknecht presidente honorário.Ele não esteve aqui - ele não conseguiu chegar à Rússia - e mesmo assim ele estava presente em nosso meio, ele sentou-se à nossa mesa como convidado de honra, como nossos parentes e amigos e seu nome tornou-se maisdo que apenas o nome de um homem em particular, tornou-se para nós a designação de tudo o que é melhor, corajoso e nobre na classe trabalhadora.Quando qualquer um de nós tem de imaginar um homem abnegadamente dedicado aos oprimidos, temperado da cabeça aos pés, um homem que nunca baixou a bandeira diante do inimigo, nós pensamos em Karl Liebknecht.Ele entrou na consciência e na memória dos povos como o heroísmo em ação.No campo histérico de nossos inimigos, quando o militarismo triunfante tinha pisado e esmagado tudo, quando todos cujo dever era protestar ficaram em silêncio, quando parecia não haver mais um espaço para respirar, ele, Karl Liebknecht, levantou sua voz de lutador.Ele disse:"Você, tiranos no poder, militares açougueiros, saqueadores, vocês, lacaios bajuladores, conciliadores, vocês que atropelam a Bélgica, que aterrorizam a França, que pretendem esmagar o mundo inteiro e pensam que não podem ser chamados à justiça, mas eudeclaro a vocês: “nós, os poucos, não temos medo de vocês, estamos declarando guerra a vocês e quando as massas despertarem vamos levar esta guerra até ao fim". Aqui está aquela determinação, aqui está aquele heroísmo de açãoque tornam a figura de Liebknecht inesquecível para o proletariado mundial.

E ao seu lado está Rosa, uma guerreira do proletariado mundial igual a ele em espírito.Suas mortes trágicas em suas posições de combate casam seus nomes com uma ligação especial, eternamente inquebrável.De agora em diante serão sempre nomeados em conjunto: Karl e Rosa, Liebknecht e Luxemburgo!

Você sabe sobre o que as lendas de santos e suas vidas eternas são baseadas?Sobre a necessidade do povo de preservar a memória dos que ali estavam à sua frente e que os guiou de uma forma ou de outra; sobre o esforço para imortalizar a personalidade dos líderes com a auréola de santidade.Nós, camaradas, não precisamos de lendas, nem temos necessidade de transformar os nossos heróis em santos.A realidade na qual estamos vivendo agora é suficiente para nós, porque essa realidade é, em si, lendária.Está despertando forças milagrosas no espírito das massas e de seus líderes, está criando figuras magníficas que se elevam perante toda a humanidade.

Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo são tais figuras eternas.Estamos conscientes de sua presença entre nós com uma proximidade chocante, quase física.Nesta hora trágica estamos unidos em espírito com os melhores operários da Alemanha e do mundo inteiro que receberam esta notícia com tristeza e luto.Aqui nós experimentamos a agudeza e a amargura do golpe da mesma forma que nossos irmãos alemães.Somos internacionalistas em nossa tristeza e luto da mesma forma que somos em todas as nossas lutas.

Para nós Liebknecht não era somente um líder alemão.Para nós, Rosa Luxemburg não era apenas uma socialista polonesa que estava à frente dos operários alemães.Não, eles são familiares do proletariado mundial e todos nós estamos ligados a eles com um elo espiritual indissolúvel.Até seu último suspiro eles não pertenciam a uma nação, mas à Internacional!

Para a informação dos trabalhadores russos deve-se dizer que Liebknecht e Rosa Luxemburgo estiveram especialmente próximos do proletariado revolucionário russo em seus momentos mais difíceis.A casa de Liebknecht foi o quartel general dos exilados russos em Berlim.Quando tivemos de levantar a voz de protesto no parlamento alemão ou na imprensa alemã contra os serviços que os governantes alemães ofereciam à reação russa, acima de tudo foi Karl Liebknecht que batia em todas as portas e em todos os crânios, incluindo oscrânios de Scheidemann e Ebert para forçá-los a protestar contra os crimes do governo alemão.E constantemente buscávamos Liebknecht quando qualquer um dos nossos camaradas precisava de apoio material.Liebknecht foi incansável como a Cruz Vermelha da revolução russa.

No congresso da social-democracia alemã em Jena ao qual já me referi, onde eu estava presente como visitante, fui convidado pelo Presidium por iniciativa de Liebknecht para falar sobre a resolução proposta pelo próprio Liebknecht condenando a violência e a brutalidadedo governo czarista na Finlândia.Com a maior diligência Liebknecht preparou o seu próprio discurso com a coleta de fatos e números e questionou-me em detalhes sobre as relações comerciais entre a Rússia czarista e a Finlândia.Mas antes que o assunto chegasse à pauta (eu falaria depois de Liebknecht) um telegrama sobre o assassinato de Stolypin em Kiev foi recebido.Este telegrama produziu uma grande impressão no congresso.A primeira questão que surgiu entre a liderança era: seria adequado para um revolucionário russo falar em um congresso alemão ao mesmo tempo em que outros revolucionários russos assassinavam o primeiro-ministro russo?Este pensamento abateu-se sobre o próprio Bebel: o velho, que pensava bem à frente dos outros membros do Comitê Central, não gostava de nenhuma complicação "desnecessária". Ele então me procurou e perguntou-me: "O que significa o assassinato?Qual partido poderia ser responsável por isso? Você não acha que, nestas condições, você iria atrair a atenção da polícia alemã se você falar?". “Você tem medo que o meu discurso possa criar algumas dificuldades?" Eu perguntei ao velho com cautela."Sim", respondeu Bebel, "eu admito que eu preferiria se você não falasse". "Claro", respondi, "nesse caso não pode haver nenhuma dúvida da minha fala." E nisto nos separamos.

Um minuto depois, Liebknecht, literalmente, veio correndo até mim.Ele estava agitado além da medida."É verdade que eles propuseram a você não falar?", ele me perguntou."Sim", eu respondi, "acabo de resolver este assunto com Bebel". "E você concordou?" "Como eu não poderia concordar", eu respondi justificando a mim mesmo, "vendo que eu não sou mestre aqui, mas um visitante.""Este é um ato ultrajante de nossa mesa, repugnante, um escândalo inédito, uma covardia miserável!" etc., etc. Liebknecht deu vazão à sua indignação no seu discurso onde ele atacou sem piedade o governo czarista, desafiando as advertências dos membros da mesa que insistiram com ele para não criar complicações "desnecessárias" na forma de ofender Sua Majestade czarista.

Desde os anos de sua juventude Rosa Luxemburgo esteva à frente dos social-democratas poloneses que agora, juntamente com o chamado "Lewica", ou seja, a fração revolucionária do Partido Socialista Polaco, uniram-se para formar o Partido Comunista.Rosa Luxemburgo falava russo lindamente, conhecia a literatura russa profundamente, seguia a vida política russa cotidianamente, estava ligada por laços estreitos com os revolucionários russos e minuciosamente esclarecia os passos revolucionários do proletariado russo na imprensa alemã.Em sua segunda pátria, a Alemanha, Rosa Luxemburgo, com seu talento característico, dominava à perfeição não só a língua alemã, mas também tinha uma compreensão total da vida política alemã e ocupava um dos lugares mais proeminentes no velho partido social-democrata de Bebel. Lá, ela sempre se manteve na extrema esquerda.

Em 1905, Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo, no sentido mais genuíno da palavra, viveram os acontecimentos da revolução russa.Em 1905, Rosa Luxemburgo foi de Berlim a Varsóvia, não como uma polonesa, mas como uma revolucionária.Liberada da prisão de Varsóvia sob fiança chegou ilegalmente em Petrogrado em 1906, onde, sob um nome falso, ela visitou vários de seus amigos na prisão.Retornando a Berlim, ela redobrou a luta contra o oportunismo opondo-se a ele com o caminho e os métodos da revolução russa.

Juntamente com Rosa nós passamos pelos infortúnios que caíram sobre a classe operária.Estou falando da falência vergonhosa da II Internacional em agosto de 1914. Juntamente com ela levantamos a bandeira da Terceira Internacional.E agora, camaradas, no trabalho que estamos realizando dia após dia nos mantemos fiéis ao legado de Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo.Se construirmos aqui na ainda fria e faminta Petrogrado o edifício do Estado socialista, estaremos agindo no espírito de Liebknecht e Rosa Luxemburgo; se nosso exército avançar no Front, ele estará defendendo com seu sangue o legado de Liebknecht e Luxemburgo.Quão amargo é que ele não pôde defendê-los também!

Na Alemanha não há Exército Vermelho como o poder lá ainda está em mãos inimigas. Agora temos um exército e está crescendo e se tornando mais forte.E antecipando-nos ao dia em que o exército do proletariado alemão irá cerrar suas fileiras sob a bandeira de Karl e Rosa, cada um de nós deve considerar seu dever chamar a atenção do nosso Exército Vermelho para quem Liebknecht e Rosa Luxemburgo eram em defesa de que eles morrerame porque sua memória deve permanecer sagrada para cada soldado vermelho e para todos os operários e camponeses.

O golpe infligido sobre nós é insuportavelmente pesado.Ainda assim, devemos olhar para frente não só com esperança, mas também com certeza.Apesar do fato de que na Alemanha há hoje uma onda de reação, não podemos perder nossa confiança por um minuto de que o outubro vermelho está próximo.Os grandes lutadores não morreram em vão.Sua morte será vingada. Suas lembranças receberão o que lhes é devido.Ao nos referirmos a suas lembranças queridas, podemos dizer: "Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, vocês não estão mais no círculo da vida, mas vocês estão presentes entre nós, sentimos seu poderoso espírito, vamos lutar sob vossa bandeira; nossas fileiras de combate devemser cobertas por vossa grandeza moral!E cada um de nós jura, quando à hora chegar e quando a revolução exigir, perecer sem tremer sob a mesma bandeira pela qual vocês pereceram, amigos e camaradas de armas, Rosa Luxemburg e Karl Liebknecht!"

Fonte: Political Profiles, arquivos de 1919
Tradução: Marcos Margarido
Fonte: http://www.litci.org/pt/index.php?option=com_content&view=article&id=2940:a-93-anos-do-assassinato-de-rosa-luxemburgo-e-karl-liebknecht&catid=41:mundo


Nenhum comentário: