As Trajetórias da Mulher e sua Participação na Sociedade Brasileira.

Por Rosângela Arregolão

No cenário nacional dos séculos anteriores, já se destacavam as figuras femininas com seus maridos e filhos não só como incentivadores, mais, na atuação efetiva da vida do país em formação, na conquista da terra. Foi incontestavelmente no final do século XIX que o movimento de luta feminina para as conquistas dos direitos e auto-afirmação que lhe eram vedados se tornou intenso e tomou corpo. O século XIX, se reduz entre os anos de 1.900 à 2.000.
A mulher manteve um nível de inferioridade intelectual frente ao homem apesar do avanço técnico do progresso e do desenvolvimento das indústrias. A luta pela conquista que era de direito, foi lenta e penosa, pois precisavam utrapassar tantas barreiras, se tornaram cobaias de si própria para um mundo incerto. Lutando para a resolução de seus próprios problemas que ao fim, chegariam a alguma conclusão sobre seu destino, isso era certo. Dessa excelência, ainda bem e felizmente para todas nós, resultou na separação dos problemas, dos conceitos, das leis até então feitas somente pelas mãos dos homens. Agora nesse século, o XIX, os problemas das mulheres eram separados dos problemas dos homens. A humanidade deixou de ser uma, e passou a ser duas: de homens e mulheres. 
É fato que a mulher, é um ser de tríplice expressão: doméstica, intelectual, mãe, cívica, espiritual, física, ainda econômica e moral. Tanto para o homem e para a mulher, têm absolutamente iguais direitos e deveres no que diz respeito com a vida política-social, tende para os dois o que é lícito e bom para a vida do país em constante mutação, e na preservação da terra.

Participe: seu comentário e críticas são bem vindas.


Nenhum comentário: