Mais Mulheres no Poder – Cargo de Chefia.

Por Rosângela Arregolão
Conforme combinado, vamos falar sobre Mais Mulheres no Poder. Na edição anterior, apresentamos dados científico coletados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 09/08/2010, que mostra o total de eleitorado no Brasil que é de 135.804.433; sendo: 65.282.009 homens e 70.373.971 Mulheres; os dados mostram que temos números maiores de mulheres do que de homens; em percentual fica assim: 51,82% são mulheres e 48,07% são homens. Mesmo assim o percentual de candidatos e candidatas é discrepante. Confiram! O total de candidatos(as) no Brasil é de 13.583; o total de homens é 10.951, o de mulheres é 2.632. Então, 80,62% são homens e 19,38% são mulheres.
As mulheres são mais da metade da população e do eleitorado, têm maior nível de escolaridade e são quase a metade da população economicamente ativa do país.
O Jornal Correio JVP indaga: Porquê as mulheres mesmo sendo números maiores 51,82% no Brasil, não apoiam as mulheres em eleições?

Por isso e por tantas outras indagações, o Jornal Correio JVP preparou entrevistas inéditas e aceita ainda comentários de todas as mulheres que queiram participar, ampliando sua participação na sociedade de Várzea Paulista e da região.
Quer participar?: envie seu comentário e foto para o endereço eletrônico angelica@correiocjvp.com.br, Assunto: Mais Mulheres no Poder, e responda a pergunta: Porquê as mulheres mesmo sendo números maiores no Brasil, não apoiam as mulheres em eleições? Participe!
Existem grupos de profissionais mulheres que conseguiram sua inserção no mercado formal em cargos não-executivos, com contratos de trabalho precários, ou que ainda permanecem na informalidade. E também é evidente que vem crescendo significativamente a participação de mulheres em cargos de chefia nos últimos anos. Em contrapartida o mercado editorial brasileiro já dá indícios do crescimento da participação feminina em cargos executivos, por exemplo: o Jornal Correio JVP com a presidência e direção de Angélica Dutra, com quase cinquoentão, resolveu arriscar e a fazer coisas que dão prazer; resolveu largar a tranquilidade de um salário certo no final de cada mês, pois era Secretaria de Cultura da pefeitura de Várzea Paulista, para investir tempo, dinheiro, disponibilidade e paciência em prol de um sonho antigo e principalmente ser livre. Não foi fácil, ela disse, pois passou por muitas ansiedades, incertezas, mas a coragem sempre aparecia a frente para enfrentar as dificuldades e os boicotes que encontrou pelo seu caminho, que podemos dizer: “é normal, quando se trata de mulheres no poder”. O Correio JVP é um Jornal regional quinzenal, aborda questões pertinentes à saúde, educação, economia, política, história da mulher, moda, traz matérias relativas aos conceitos do mundo empresarial e assuntos da região e do mundo. O Jornal Correio JVP, é um jornal que não se vende; símbolo significativo de resistência, compartilhando com vários grupo de mulheres que ocupa posições de chefia.
Essa edição é exemplo e reflete alguns aspectos do trabalho feminino na cidade e nas imagens atribuídas às mulheres e por mulheres em cargos de chefia, considerando a suposição de que essas mulheres fazem parte da representação recente no mercado de trabalho brasileiro e poderá auxiliar no entendimento do eixo da identidade economicamente ativa do país.

Nenhum comentário: