Mais Mulheres no Poder

Nas edições anteriores do Correio JVP espaço Opinião, falamos das Trajetórias da Mulher e sua Participação na Sociedade Brasileira, falamos da Importância do Voto Feminino,  da Participação da Mulher na Política do Brasil e em Várzea Paulista, falamos da Mulher Trabalhadora e sua Participação no Movimento Operário, falamos da Mulher Contra o Custo de Vida, e da  Participação da Mulher na Imprensa Brasileira. Hoje, aproveitando a ocasião eleitoral vamos falar sobre “Mais Mulheres no Poder”. O assunto é extenso e inesgotável, então faremos uma discussão sucinta e por capítulos; primeiro será essa edição de apresentação, abaixo alguns dados para efetivar a matéria, depois falamos das mulheres no poder nas empresas, no
executivo, no jurídico, no legislativo, na sociedade, e para finalizarmos juntos com as eleições que acontece dia 03 de outubro de 2010, o Correio JVP preparou entrevistas inéditas com mulheres, independente da classe social, etnia, credo, idade, ou necessidade especial, para expor seus comentários ampliando sua participação na sociedade em Várzea Paulista e na região.

Encontramos um site lançado em 2008 com o objetivo de fazer Campanha sobre essa nossa discussão, que é uma iniciativa de vários Órgãos Nacional. O site informa e estimula a discussão, a reflexão e o debate sobre a presença das mulheres nos espaços de poder e decisão, consolidando as propostas do capítulo V do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, criado em 2004 na I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que visa a autonomia, o empoderamento e estímulo à ampliação da participação feminina nos cargos de decisão no Executivo, Legislativo e Judiciário, nos Partidos Políticos, nas Empresas Públicas e Privadas e em Entidades Representativas de Movimentos Sociais, e etc.


As mulheres são mais da metade da população e do eleitorado, têm maior nível de escolaridade e são quase a metade da população economicamente ativa do país. Entretanto não chegam a 20% nos cargos de maior nível hierárquico no Parlamento, nos Governos Municipais e Estaduais, nas Secretarias do Primeiro Escalão do Poder Executivo, no Judiciário, nos Sindicatos e nas Reitorias. Apenas nas Empresas elas já conseguem alcançar o percentual de 20% de chefes. Uma cultura de divisão sexual do trabalho, preconceito e subalternidade ainda dificulta a autonomia e presença feminina nas decisões cruciais à vida da comunidade e do Brasil.


DADOS ESTATÍSTICOS:



Total de Eleitorado no Brasil – Homens e Mulheres
Total
Homens
Mulheres
135.804.433
65.282.009
70.373.971
48,07%
51,82%
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –  09/08/2010.

Total de Candidatos(as) no Brasil Homens e Mulheres

Total
Homens
Mulheres
13.583
10.951
2.632
80,62%
19,38%
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral – Julho de 2010.

2 comentários:

Glaucia Helena disse...

Obrigada por nos informar esses dados tão impoprtantes.

Glaucia Helena disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.