O Ditador


Por Rosangela Arregolão

A imprensa enfrentou anos de repressão e algumas vezes o silêncio, lutou com bravura, afrontou todo sistema do poder do cala-a-boca.
O poder vem dos governantes - não preciso citar nomes - e eles sabem, que o conhecimento é poder. Todos esses anos da ditadura, da repressão, fez com que os ideais de liberdade e democracia tornasse mais forte. Isso justifica a força da imprensa e da escrita – elas representava A Verdade, à opinião pública a necessidade de defender ou exigir direitos, buscar respostas de quem nos representava.
A sociedade percebeu que a força e o poder estava ao seu lado. Não demorou muito iniciava ai os diversos manisfestos, tão significativos que derrubou presidentes de vários países e derrubará.
Os legisladores estabeleceram a muito tempo a censura.
Todo o tipo de Notícias que levasse as informações a sério, Correios que não se vendesse, qualquer publicação passaria pela peneira de censores impiedosos, e sempre barrradas se houvesse A Verdade, se houvesse alguma hostilidade ao governo.
Entendo que liberdade de impresa é fazer circular livremente as informações obtidas, já que na teoria a lei os ampara. Isso chama-se democracia, no seu contrário é censura. Essa pratica é própria de governos ditos democráticos mas são ditadores, que concentram em suas mãos o poder, e esse poder é perecível, acredite!
Não importa de onde vem a censura, ela retrocede como mal que deprava as bases da democracia. As tentativas de apagar a livre expressão da história e anúncios futuros é um mal irreparável.
O escritor francês Gustave Flaubert, disse em 1852, há exatamente 159 anos: a censura seja qual for é uma monstruosidade, algo parecido com homicídio: o atentado contra o pensamento é um crime que lesa-alma.
Na evolução dos registros de informações, o homem incomparável pela sua inteligência, aperfeiçoou seus experimentos para eternizar a informação, transformou a pele de animais e, dizem que, até de gente pela registência em pergaminho. Por isso e por várias bravuras afrontadas pelo sistema cale-a-boca, hoje e sempre, não podemos calar, somos livres! A imprensa deve ser absolutamente livre, só assim, será respeitada pelos leitores que buscam toda e qualquer informação séria, confiável e que não se vende.
Nunca, a comunicação entre os seres humanos foram proibidas, de alguma forma ou maneira era feita, a intenção era mostrar o que se passava, registrar o que se revelasse na própria história. O manuscrito e a ilustração em pedaço de papiro enriqueceu o conhecimento para todos nós. Mas sempre existiu más intenções, tentando apagar os escritos para reescrever no mesmo espaço e dar rumo a outra história de nossas vidas. Hoje, não temos repressão, acabou! Acredite! – ninguém cala-a-boca de quem têm a necessidade de defender ou exigir direitos, buscar respostas de quem nos representa; graças as redes sociais por existir, elas alcançaram o horizonte, o mundo – blogs, feceboock, orkut, e-mail, scribd, twitter, msn e muitas outras – elas representam a verdadeira democracia e liberdade de expressão, é claro, que existem pessoas que preferem brincar de plantar e colher em fazenda virtual e tricotar no ambiente de trabalho por falta de oportunidade, mas isso também é perecível.
A liberdade de expressão é essencial para a sociedade democrática é direito inalienável. Por isso, meu lema é Implantar a Real Democracia. A liberdade permite à imprensa denunciar, vigiar o poder público, disponibilizar informações e formar opiniões. Uma imprensa que se deixa ser conduzida pelo cabresto perde sua função social, perde sua seriedade, perde sua potencialidade do servir à população – e com isso, permitem que elas recusem as imposições que contradizem suas opiniões e, escolham futuramente seus governantes com mais consciência e não pela a emoção; contra o mau uso da imprensa, assim resolvem os casos e as más ações por meio da surpresa, o voto.
Cuidado! – sem liberdade A Verdade não aparece!
E te pergunto: e se suas palavras nunca tivesse sido ouvidas?

Nenhum comentário: