Mulheres comandam petroleiro juntas pela primeira vez no país

BRUNO ROSA (EMAIL)

Publicado:23h55
RIO – Hildelene Lobato Bahia e Vanessa Santos Silva. As duas, uma paraense e a outra carioca, marcaram ontem seus nomes na História do setor naval do país como as primeiras mulheres a comandarem um navio. Vanessa, como imediata, vai auxiliar a comandante Hildelene no navio Rômulo Almeida, entregue pelo estaleiro Mauá à Transpetro, em Niterói.

As duas vão comandar 22 tripulantes, sendo 20 homens e outras duas mulheres, em um navio com capacidade de 56 milhões de litros de derivados. Mas apesar dos números superlativos, Hildelene, que comanda petroleiros desde 2009, quando assumiu o Carangola, diz que o novo navio foi um presente de aniversário. Na segunda, completou 39 anos.
— É uma realização profissional e, como comandante, um desafio. Temos um kit beleza a bordo, com maquiagem e esmalte — diverte-se Hildelene, ao lado de sua imediata Vanessa, de 30 anos.
Mas Hildelene será a comandante e não comandanta. De acordo com o uso gramatical, esse gênero substantivo terminado em “e” não permite feminino.
— Palavras como cliente, ouvinte e servente não permitem o feminino — diz o professor Domício Proença Filho, da Academia Brasileira de Letras (ABL).


Fonte http://oglobo.globo.com/economia/mulheres-comandam-petroleiro-juntas-pela-primeira-vez-no-pais-7329541#ixzz2IKcMlQU0 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário: